quinta-feira, 22 de março de 2012

Empresa nacional desenvolve solução sustentável para o segmento têxtil

A empresa brasileira Golden Tecnologia, especializada na área têxtil, acaba de receber a patente que oficializa a posse dos direitos de comercialização da tecnologia Dye Clean - solução sustentável utilizada para tingimento de tecidos com fibras celulósicas (algodão, viscose). O processo pode reduzir em até 80% o consumo de água, em 50% o de produtos químicos e auxiliares, e em 80% o de sal (para cada mil litros de água é preciso adicionar entre 30 e 80 quilos de sal nos processos de tingimento). 


Tecnologia Dye Clean para tingimento de tecidos com fibras celulósicas - Foto: Divulgação

Atualmente, o Dye Clean possui registro de patente em quatro países: Brasil, Portugal, Itália e Bangladesh. Além disso, a empresa tem depósitos de patente para outros 22 países, que juntos representam 90% da produção têxtil mundial. “Temos como objetivo levar soluções técnicas aos clientes, priorizando tecnologias inovadoras e sustentáveis para o mercado. E a união destes valores é indispensável para estar à frente das exigências da legislação suprindo as deficiências técnicas do setor têxtil”, explica Alessandro De Marchi, diretor comercial da Golden. 

O Dye Clean é fruto de um estudo científico do pesquisador espanhol da Universidade Politécnica da Catalunha (UPC), Josep Valldeperas Morell e de outros dois pesquisadores da mesma universidade, que com o apoio e investimento da Golden, conseguiram adequar e aprimorar o estudo à realidade industrial.


fonte

Nenhum comentário:

Postar um comentário